A Toyota Hilux ganhará um propulsor bem mais potente que o atual 1GD 2.8 atualizado, que entrega 204 cavalos e 50,9 kgfm, já disponível no mercado para quem quiser acelerar mais com a picape média japonesa.
Contudo, quem ainda pensa que o modelo 2022 pode oferecer mais, terá de esperar um tanto para ver a cogitada versão V6. Como uma rival para a próxima Volkswagen Amarok V6 ou mesmo a atual, se durar até lá, a Hilux V6 será um produto bem interessante, com rumores falando em foco no off-road.
Então, uma Hilux V6 terá a mão da Gazoo Racing, criando assim uma GR Hilux V6. Mas, como será esse motor? O tal V6 diesel da Toyota quase ficou pelo caminho após o escándalo do Dieselgate em 2015, visto que já estava sendo preparado desde 2012.
O objetivo era efetivamente substituir o V8 4.5 usado na linha Land Cruiser e também em modelos da Lexus. Entretanto, o desenvolvimento acabou sendo retomado algum tempo depois e a Toyota apenas esperou o fim da geração atual para colocá-lo em linha.
Trata-se de um V6 3.3 que, pelo que se descobriu na Austrália, será acompanhado de um novo V6 3.5 a gasolina. Deste, não esperamos nada por aqui, mas o queimador de óleo terá um papel importante, ainda mais que terá 302 cavalos e 71,1 kgfm.
Além de um motor muito potente, que substitui o antigo V8 4.5 de 272 cavalos e 66 kgfm, a Toyota também introduzirá uma nova transmissão automática, a princípio inicialmente apenas para o Land Cruiser.
Essa nova caixa terá 10 marchas e isso pode significar sua introdução na Hilux V6, é possível, dado que o câmbio automático atual, de seis marchas, não deve suportar a carga de torque elevado do novo V6 3.3 diesel.
Assim, enquanto alguns mercados exigem a hibridização imediata, a Toyota ainda encontrará lugares para vender seu novo V6, que deverá chegar também a modelos como a SW4, por exemplo.
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